domingo, 19 de abril de 2015

Homem natural não consegue entender as coisas espirituais

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
1ª Co. 2:14

Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
1ª Coríntios 2:15-16

Segundo esses cientistas, existe em nós, cientificamente verificável, um outro tipo de inteligência, pela qual não só captamos fatos, idéias e emoções, mas percebemos os contextos maiores de nossa vida, totalidades significativas, e nos faz sentir inseridos no Todo. Ela nos torna sensível a valores, a questões ligadas a Deus e à transcendência (do latim transcēndo: 'passar subindo, atravessar, ultrapassar, transpor'). É chamada de inteligência espiritual, porque é próprio da espiritualidade captar totalidades e se orientar por visões transcendentais (espirituais), ou seja, O “ponto de Deus” é algo permanente em nós e está sempre atuando quando buscamos o sentido da vida, quando temos uma experiência de amor, de solidariedade, de profunda paz e de comunhão com todas as coisas. É ele que nos faz entrar em diálogo orante com Deus.

"E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu."
2º Reis 6:15-18

Deus quer fazer do homem natural um homem segundo o Seu coração. Um homem ensinado por Ele, para poder entender e discernir as coisas do Espírito e da natureza humana.
Deus não só quer nos transformar em pessoas espirituais vivendo na terra a imagem de seu filho Jesus, que é o Espírito vivificante, como também nos levar para o céu, para junto dele no fim da nossa vida terrena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog